DestaquesEconomia

Alteração da Lei do Investimento Privado reforça competitividade

A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, dia 26, em Luanda, a alteração da Lei do Investimento Privado.

Segundo o comunicado final da 5.ª reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, esta medida visa melhorar a competitividade na atracção do investimento privado. Sobretudo incrementando a captação de investimento directo estrangeiro com a participação de grandes multinacionais.

De acordo com o documento, o objectivo é conferir melhores condições aos investidores para a implementação de grandes projectos.

Com a alteração da Lei, foi incluído um novo regime, o contratual, que permite a negociação de incentivos e facilidades tendo em conta a especificidade dos projectos de investimento, os impactos económicos e sociais resultantes da sua implementação, a contribuição para o fomento da produção nacional e a diversificação das exportações.

Na sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, foi ainda aprovado o relatório de contas do Banco Nacional de Angola, documento que reporta o desempenho económico e financeiro daquela instituição durante o ano de 2019.

No sector dos transportes, a equipa Económica apreciou o projecto de decreto presidencial sobre as bases gerais da concessão de exploração dos serviços aeroportuários de apoio à aviação civil.

O diploma estabelece os princípios e as regras a observar na celebração de contratos de concessão de exploração de serviços aeroportuários do país, incluindo a operação, manutenção financiamento e expansão dos mesmos.

Foi igualmente discutida a estratégia global do sistema aeroportuário, instrumento que tem por objectivo promover o crescimento do sector da aviação civil, vindo a transformar Angola numa importante plataforma giratória na região subsariana de África, antecipando o desenvolvimento futuro e os desafios do SAATM (Single African Air Trasport Market).

A estratégia tem por objectivo, também, promover o investimento directo estrangeiro no sistema aeroportuário, disseminando conhecimento, inovação tecnológica e boas práticas de governação.

Visa igualmente reforçar a segurança nas operações do sector da aviação civil, garantindo as condições de infra-estruturas, equipamentos e recursos necessários para a gestão segura, eficaz e  expedita do sistema.

Na reunião da Comissão Económica, foi ainda apreciada a proposta de aviso do regime cambial aplicável no sector diamantífero, que estabelece o regime cambial aplicável ao sector dos diamantes.

Os beneficiários da proposta são entidades que procedem a exploração, lapidação e ou qualquer tipo de beneficiação de diamantes, bem como à sua comercialização, nos termos do código mineiro e da legislação complementar em vigor.

Com Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading