ComunidadesDestaques

Cervejeira são-tomense Rosema devolvida ao empresário angolano Mello Xavier

Na manhã desta quinta-feira, oficiais de justiça do tribunal de Lembá, distrito onde se localiza a fábrica (localidade de Neves, norte da ilha de São Tomé), fizeram a transferência da pasta, que foi recebida pelo administrador-geral nomeado por Mello Xavier, Manuel Martins Quaresma, constatou a Lusa no local.

A fábrica estava a trabalhar normalmente, ontem de manhã.

O empresário angolano não se encontrava nas instalações da empresa, mas membros da sua equipa indicaram que deverá chegar a São Tomé e Príncipe ainda esta semana.

A Rosema é a única cervejeira de São Tomé e Príncipe. Construída pelos alemães da ex-RDA, a fábrica viria a ser vendida em concurso público pelo governo são-tomense na década de 80 e adquirida pela empresa angolana Ridux, do empresário Mello Xavier e da mulher, de nacionalidade portuguesa.

Em 2009, o contencioso entre a empresa JAR e a Ridux levou o Tribunal Marítimo de Luanda a solicitar ao Supremo Tribunal de São Tomé a penhora das acções da Rosema. Meses depois, o Tribunal Marítimo de Luanda viria a devolver a Mello Xavier o direito de propriedade da cervejeira, anulando a penhora.

No entanto, nessa ocasião, num processo considerado “pouco transparente” pelo empresário, a fábrica já estava na posse do empresário são-tomense Domingos Monteiro ” Nino Monteiro”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading