DestaquesPolítica

Governo angolano vai passar a divulgar património de titulares de cargos públicos

A medida consta no Plano de Desenvolvimento do Sistema Financeiro (PDSF) para o período 2018 -2022, apreciado pela comissão económica do Conselho de Ministros em Junho do ano passado e publicado esta semana em Diário da República, através de um decreto assinado pelo Presidente da República, João Lourenço.

“Operacionalizar o regime de divulgação do património dos titulares públicos” é um dos 186 pontos constantes na matriz do plano de acção estratégico aprovado pelo chefe de Estado.

A medida integra o denominado “Pilar 1- Estabilidade Financeira”, um dos quatro pilares do plano, a que se juntam o “Pilar 2- Inclusão Financeira”, o “Pilar 3- Mercados de Capitais” e o “Pilar 4- Seguro e Fundos de Pensões”.

O “Pilar 1″ pretende a ” manutenção da estabilidade financeira” através do fortalecimento da supervisão e regulamentação do sistema financeiro, da promoção da resolução de crises bancárias, da preparação para crises, da planificação de contingência e do combate ao branqueamento de capitais e combate ao financiamento do terrorismo.

Além disso, o “Pilar 1” almeja fomentar a concepção e criação de redes de segurança financeira (RSF) e de sistemas informáticos para a estabilidade do sector.

O projecto, aprovado no dia 01 de Março e publicado na passada segunda-feira, deverá agora ser divulgado num seminário formal de lançamento, conforme prevê o próprio documento.

Em Janeiro de 2018, o Banco Nacional de Angola (BNA) já tinha determinado que todos os bancos comerciais angolanos passavam a estar obrigados a adoptar “mecanismos rigorosos” de registo de operações cambiais para o exterior, em especial de PEP ( Pessoas Politicamente Expostas).

“Assegurar, no mercado cambial em geral, e mais especificamente na comercialização de divisas, um comportamento ético e profissional pelos bancos comerciais, o cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis à actividade bancária”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading