DestaquesPolítica

Novos ministérios já têm estatutos orgânicos

O Executivo angolano aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, os estatutos orgânicos de oito departamentos ministeriais fundidos, no quadro da reforma do Estado, em curso no País.

Trata-se dos estatutos orgânicos dos ministérios da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, e da Cultura, Hotelaria e Turismo.

Também foram aprovados os estatutos orgânicos do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, do Ministério da Agricultura e Pescas, e do Ministério do Comércio e Indústria.

De igual modo, mereceu aprovação os estatutos orgânicos do Ministério das Obras Públicas e do Ordenamento do Território.

O comunicado final da sessão sublinha que a reforma permitiu uma redução significativa das estruturas internas e dos correspondentes cargos de direcção e chefia dos departamentos ministeriais, que passam de 559 para 313.

No quadro financeiro, acrescenta o documento, a redução teve, igualmente, um impacto positivo nos cofres do Estado, o que resultou numa poupança em dinheiro na ordem de 96.586.929 kwanzas, por mês.

Na sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, o Conselho de Ministros foi informado sobre os resultados das discussões, na Assembleia Nacional, em torno da Lei de Alteração dos estatutos do Provedor de Justiça, tendo dado parecer favorável à introdução de um novo artigo.

No quadro da legislação angolana, o Provedor de Justiça é uma entidade pública independente que tem por objecto a defesa dos direitos, das liberdades e garantias dos cidadãos, assegurando através de meios informais, a justiça e a legalidade da actividade da administração pública.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading