DestaquesJustiça

Angola recebeu lista com as fortunas de personalidades angolanas

Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) português entregou, na semana passada, a lista das fortunas que vários cidadãos angolanos têm em Portugal, em que constam nomes de filhos do ex-Presidente de Angola, como Isabel, Tchizé e Zenu dos Santos. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã desta segunda-feira.

Aquele jornal dá conta de que o relatório com a informação tem mais de 7.000 páginas e detalha contas bancárias, aplicações financeiras em fundos de investimento, mas também imóveis e participações em empresas. Em fevereiro do ano passado, o Jornal Económico tinha noticiado que a Procuradoria-Geral da República solicitou auxílio a Portugal para localizar bens de cidadãos angolanos que tivessem imóveis, investimentos mobiliários e contas bancárias naquele país europeu. O pedido tinha sido feito numa reunião entre Hélder Pitta Grós, procurador-geral da República de Angola e a homóloga de Portugal, Lucília Gago.

Agora, segundo o Correio da Manhã, o documento requerido foi entregue, em mão, a um funcionário judicial da PGR que se deslocou a Portugal para o efeito. Da lista recebida constam dezenas de nomes, como Isabel dos Santos, que detém participações em empresas como a NOS, a Galp ea Efacec (uma posição entretanto nacionalizada), algumas das quais congeladas por ordem do Estado angolano ou por processos em Portugal.

Tchizé dos Santos, a filha mais nova de José Eduardo dos Santos, também estána lista, em particular pela posse de imóveis, assim como o irmão Zenu dos Santos, ex-presidente do Fundo Soberano de Angola. Igualmente incluídos estão o antigo chefe da Casa Militar, Manuel Hélder Vieira Dias, e o antigo chefe das secretas, Leopoldino Fragoso do Nascimento, que tem várias contas bancárias apreendidas em Portugal. Manuel Vicente, antigo vice-presidente de Angola e ex-presidente da Sonangol, bem como Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BESA, ficaram fora da lista recebida.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading