DestaquesJustiça

Isabel dos Santos pode contestar arresto no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

A imprensa portuguesa noticiou no fim da semana passada que Isabel dos Santos pretende contestar junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos a decisão de arresto de bens pela justiça portuguesa, que foi tomada com base no processo interposto pela Procuradoria-Geral da República angolana.

A empresária Isabel dos Santos pretende contestar junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos a decisão de arresto de bens pela justiça portuguesa, tomada com base no processo da Procuradoria-Geral da República de Angola, disse esta sexta-feira um dos seus advogados.

Segundo revelou um representante da empresária, Portugal terá aceitado a decisão da PGR angolana tendo em consideração os laços e históricos que ligamos dois países. Contudo, segundo a empresária e sendo falsos os dados que estiveram na base da acusação, será necessário o recurso ao Tribunal Europeu, único órgão de justiça com competência para impugnar a decisão.

O Ministério Público requereu o arresto de contas bancárias da empresária Isabel dos Santos, “no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”, confirmou em 11 de fevereiro à Lusa a PGR portuguesa.

Conforme é noticiado em Portugal, a decisão de arrestar os bens de Isabel dos Santos foi tomada depois de o Tribunal Provincial de Luanda, em Dezembro de 2019, ter decretado o arresto preventivo de contas bancárias pessoais de Isabel dos Santos, do marido, Sindika Dokolo, e do português Mário da Silva, bem como as participações da empresária em nove empresas portuguesas por alegados negócios privados que terão lesado o Estado angolano.

Dan Morrison, advogado britânico que defende Isabel dos Santos e sócio da sociedade Grosvenor Law, de Londres, afirmou-se disposto a levar o caso a “todas as jurisdições relevantes” para defender a cliente e descongelar-lhe os bens.

Ainda segundo a imprensa portuguesa, o advogado questiona a veracidade do documento, que foi incluído no processo da PGR que resultou no arresto dos bens da filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, argumentando que, ao contrário do que é sugerido, Isabel dos Santos estava mais interessada em comprar do que em vender acções da Unitel.

À suspeita levantada pela assessoria jurídica da empresária juntam-se dúvidas sobre mais documentos, nomeadamente a inclusão de uma cópia de um passaporte falsificado assinado pelo lutador de kung-fu Bruce Lee.

“Já vimos a questão do passaporte publicada na imprensa e como Angola tem usado documentos fictícios, documentos falsos. E queremos garantir que pessoas cujos nomes estão a ser usados em Angola para suportar estas queixas estão cientes destas questões muito graves”

Isabel dos Santos defende estar a ser alvo de um “ataque com motivação política”, argumentando assim a impossibilidade de ter um julgamento justo no caso de regressar a Angola para se defender das acusações.

Com Observador, Sol e Sapo

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading