DestaquesMundo

Eleições/RDC: Félix Tshisekedi empossado hoje como novo Presidente

A cerimónia de posse tem início previsto para as 12:00 locais ( mesma hora em Luanda), no Palácio da Nação, em Kinshasa, sede da Presidência da República Democrática do Congo ( RDC)

A tomada de posse de Félix Tshisekedi representa a primeira transição de poder pacífica, de um Presidente para o seu sucessor, na República Democrática do Congo desde a independência da Bélgica, em 1960.

O Presidente eleito, de 55 anos e filho do histórico opositor Étienne Tshisekedi, prepara-se para se tornar no quinto Presidente da República do país , ao suceder a Joseph Kabila, que prestou juramento em 26 de Janeiro de 2001, dez dias depois do homicídio do seu país e antecessor, Laurent-Desiré Kabila, por um guarda-costas.

A vitória de Tshisekedi nas eleições de 30 de Dezembro tem sido alvo de contestação por outro candidato da oposição, Martin Fayulu, que se assume como “Presidente eleito” e que acredita ter existido uma “fraude eleitoral” promovida por Kabila.

A versão de Fayulu é apoiada por várias entidades, entre elas a Conferência Episcopal Congolesa, que deslocou mais de 40 mil observadores para várias estações de voto em todo o país.

Uma investigação divulgada pelo diário britânico Financial Times aponta que os dados das estações de voto electrónico utilizadas nas eleições, correspondentes a 86% dos votos escrutinados em todo o país, mostram a vitória de Fayulu, com 59,4% dos votos, contra 19% dos boletins escrutinados a favor de Tshisekedi e 18% dos votos recebidos por Emmanuel Shadary, o terceiro candidato mais votado, delfim de Kabila.

Depois de várias hesitações e após a validação pelo Tribunal Constitucional da RDC dos resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), a União Africana e a União Europeia indicaram através de um comunicado conjunto que estavam disponíveis para “trabalhar com o Presidente Tshisekedi e com todos os partidos congoleses”.

Félix Tshisekedi deverá escolher um chefe de Governo entre os deputados pertencentes à maioria parlamentar, apoiante de Joseph Kabila.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading